13-19 de Fevereiro de 2023

Joe Biden visita Kiev em dia histórico
O presidente norte-americano Joe Biden, está na capital ucraniana, Kyiv, esta segunda-feira, ao mesmo tempo que soam os alarmes de ataque aéreo na capital.

A viagem é uma ‘surpresa’ já que a Casa Branca tinha revelado, a semana passada, que Biden não tinha intenção de cruzar a fronteira com a Ucrânia. 

“À medida que nos aproximamos do aniversário da brutal invasão da Ucrânia pela Rússia, estou hoje em Kyiv para me encontrar com o presidente Zelensky e reafirmar nosso compromisso inabalável com a democracia, a soberania e a integridade territorial da Ucrânia”, escreveu o Presidente dos EUA no Twitter.

Em declarações aos jornalistas junto a Zelensky, citadas pela CNN Internacional, Biden referiu que o pacote de 500 milhões de dólares (quase 470 milhões de euros) incluirá mais equipamento militar, incluindo munição de artilharia, mais dardos e obuses.

No novo pacote de ajuda militar, Biden promete ainda novas sanções à Rússia.

Sismo. ONU avança que 8,8 milhões de sírios precisam de ajuda humanitária
“Pelo menos 8,8 milhões de pessoas na Síria foram afetadas pelo sismo e a maioria precisará de algum tipo de ajuda humanitária. A ONU está absolutamente comprometida em ajudar todos os sírios”, disse a representante especial do organismo na Síria, Najat Rochi, numa publicação na sua conta no Twitter.

Ativistas e equipas de resgate denunciaram a falta de ajudas da ONU no noroeste da Síria controlada por forças opostas ao Presidente Bashar Al-Assad.

O coordenador de Socorro de Emergência da ONU, Martin Griffiths, já visitou a área e reconheceu que o organismo falhou com as vítimas nesta parte do país.

Há também entraves burocráticos e problemas logísticos, como a falta de infraestruturas rodoviárias em boas condições após anos de guerra no país. Assim, os camiões mais pequenos poderiam ter entregado a ajuda muito mais cedo que os camiões grandes, normalmente usados.

Outras Notícias:

Blinken apela à adesão de países nórdicos à NATO durante visita à Turquia

Eleições nigerianas provocam onda de notícias falsas nas redes sociais

Arménia oferece proposta de acordo de paz ao Azerbeijão

Negociações entre Colômbia e rebeldes retomam à medida que a tensão aumenta

Protestantes do governo detidos na Tunísia

Coreia do Norte continua a lançar mísseis para o Pacífico

Visita de delegação chinesa a Taiwan desperta tensão política interna

Faça o primeiro comentário a "13-19 de Fevereiro de 2023"

Comentar

O seu endereço de email não será publicado.


*