29/11 – 04/12 de 2022

Suspensão da polícia de costumes iraniana

Foi suspensa a polícia da moralidade que fiscalizava os costumes da população iraniana, nomeadamente o cumprimento de códigos de conduta, por exemplo, ao nível do vestuário.

Esta decisão da Procuradoria-Geral da República Iraniana surge após meses de protestos e manifestações contra a ação violenta desta força de segurança e contra os meios repressivos do regime islâmico, que terão levado à morte da jovem Mahsa Amini.

O balançado estatístico relativo às mortes é muito díspar: por um lado, as fontes oficiais do regime não chegam a um consenso se já perderam a vida entre 200 ou entre 300 pessoas, mas algumas ONGs já falam em mais de 1500 mortos – um número superior aos das vítimas dos protestos de novembro de 2019.

Outras notícias:

  • As manifestações contra a política “Covid zero” chinesa têm provocado um imenso tumulto social e os manifestantes chegam a reagir contra as autoridades, principalmente devido aos isolamentos forçados.
  • Após ter anunciado a candidatura à presidência em 2024, Donald Trump pediu a suspensão da Constituição norte-americana, acusando-a das práticas fraudulentas que possibilitou e que pode vir a legitimar no próximo ato eleitoral.
  • A Interpol reiterou o “aviso vermelho” de captura de Isabel dos Santos, devido às acusações de corrupção, lavagem de dinheiro e de desvio de mil milhões de dólares dos cofres angolanos.
  • Aviões russos e chineses numa operação de patrulha conjunta foram detetados a circular pelo mar do Japão e pelo mar da China Oriental.
  • Foram intercetados seis envelopes, em Madrid, que continham material pirotécnico, enviados a alguns ministros espanhóis e aos embaixadores norte-americano e ucraniano – o único que chegou a explodir. Até ao momento, o responsável ainda não foi identificado.
  • O grupo Wagner, uma empresa paramilitar russa, terá saqueado diamantes enquanto esteve destacada numa missão na República Centro-Africana. 
  • Após a fixação de um teto ao preço do barril de petróleo pelo Ocidente, a Rússia recusa-se a vendê-lo, mesmo tendo de reduzir a sua produção.
  • A Alemanha celebrou um acordo de compra de gás líquido ao Catar durante 15 anos, tentativa de colmatar o impacto que a crise energética terá no inverno.
  • Já começaram as investigações aos atos perpetuados por quatros jovens militares que, alegadamente, tentaram um golpe de Estado, no passado dia 25 de novembro em São Tomé e Príncipe, ao tomarem o quartel das Forças Armadas. Nas redes sociais estão a circular alguns dos supostos atos de tortura e de assassinato, mas as fontes não são fidedignas.

Faça o primeiro comentário a "29/11 – 04/12 de 2022"

Comentar

O seu endereço de email não será publicado.


*