China-EUA – Taiwan na corda bamba
As duas grandes potências cortaram relações de cooperação esta semana, nas áreas climática, judicial e militar, no seguimento de inúmeras “provocações” que colocavam Taiwan enquanto um peão importante nesta disputa por influência.
Após a visita de Nancy Pelosi, a presidente da Câmara dos Representantes norte-americana, a Taiwan, as relações EUA-China foram alvo de um escalar de tensões, especialmente militar, uma vez que a Marinha dos EUA deslocou quatro navios de guerra para as águas a leste de território taiwanês. Em retaliação às provocações, a China tem efetuado, incessantemente, exercícios militares no Estreito de Taiwan, tendo alguns misseis chegado a atingir ir a ZEE japonesa. O regime chinês vai avançar, ainda, com sanções não especificadas contra Nancy Pelosi e a sua família.
O ministro da defesa taiwanês revelou que Taiwan vai responder às provocações do regime chinês com exercícios militares e chamou a atenção da comunidade internacional para apoiar a “Taiwan democrática” e evitar que este escalar de violência não termine num conflito militar.
Tensões na faixa de Gaza
As tensões entre Israel e a Palestina voltaram a surgir, desta vez, devido a retaliações israelitas contra a Jihad Islâmica – um dos maiores grupos palestinos armados em Gaza, apoiados pelo Irão – que alegadamente se preparava para lançar um ataque. A Jihad Islâmica Palestiniana lançou cerca de 160 rockets contra Israel, mas sem fazer vítima, enquanto as retaliações israelitas, durante esta semana, na faixa de Gaza, resultaram em 43 mortes, dentro das quais 15 crianças, e mais de 300 feridos.
As vagas de calor extremo no sul europeu
A vaga de calor tem causado incêndios e períodos de seca severa e obrigou a tomada de medidas rígidas quanto à distribuição e abastecimento de água, tendo algumas cidades portuguesas, espanholas e italianas condicionado este acesso, tendo em conta a dependência da produção agrícola e pecuária deste bem.
A ausência de chuva tem contribuído para que este mal não se remedeie, uma vez que, com as temperaturas elevadas, surge um aumento do consumo de água. Em Portugal, todas as bacias hidrográficas tiveram uma descida no volume de água armazenado e, em Espanha, as reservas hídricas das barragens diminuíram de tal forma que em Viñuela, Málaga, a situação é crítica e as medidas de combate passam pela interrupção das regas de jardins públicos e do consumo de águas em fontes e fontanários públicos. Em Itália, o cenário é de tal forma crítico que a seca possibilitou a descoberta de uma bomba de 450 quilos da II Guerra Mundial submersa no rio Pó, na Lombardia.
Outras notícias:
- Após a assinatura de tratado de exportação de cereais entre a Rússia e a Ucrânia, algumas cargas já abandonaram o país em direção à Turquia, onde foi inspecionada, e continuou até ao Líbano. Este acordo, ainda, prevê a exportação de produtos agrícolas e fertilizantes russos.
- Em Ouakan, no Mali, 12 civis foram mortos por supostos jihadistas que atraíram as vítimas através de um engodo que acabou numa explosão.
- Os EUA revelaram ter morto o líder do Al-Qaeda, Ayman al-Zawahri, no Afeganistão, num ataque de drone, que terá engendrado os ataques de 11 de setembro de 2001 e sucedido Osama bin Laden.
- O governo indiano aprovou uma nova legislatura que procura atingir o objetivo da neutralidade carbónica até 2070, uma vez que o país já produz mais de 40% de energia verde e procura aumentar a sua capacidade atual para energia de fontes limpas.
- Cabo Verde equaciona a candidatura para o Conselho dos Direitos Humanos das Nações Unidas.
- Nas mais recentes sondagens, Lula da Silva está a frente do atual presidente da Républica brasileira, Jair Bolsonaro, com intenções de voto de 44% e 32%, respetivamente. A mesma sondagem revela que 27% dos inquiridos aprovam o governo de Bolsonaro.
Faça o primeiro comentário a "04 – 09 de Agosto de 2022"