20 – 26 de junho de 2022

Aprovado estatuto de país candidato à União Europeia para Ucrânia e Moldova.
Os líderes dos 27 Estados-membros da União Europeia aprovaram esta quinta-feira – em Conselho Europeu – o estatuto de país candidato à UE para a Ucrânia.
Esta aprovação estende-se à Moldova, que é agora também país candidato. Charles Michel considera que este é “um momento histórico“, que “marca um passo essencial no caminho” destes países para a integração europeia.
A adesão à União Europeia foi solicitada numa carta assinada por Zelensky a 28 de fevereiro deste ano, quatro dias apenas após a invasão russa.
“Claro que os países têm de fazer o trabalho de casa antes de avançarem para a próxima etapa do processo de adesão. Estou convencida de que todos se moverão o mais rápido possível e trabalharão o máximo possível para implementar as reformas necessárias”, referiu, em conferência de imprensa, a presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen.

Supremo Tribunal de Justiça dos EUA reverte decisão que legalizava aborto
O Supremo Tribunal de Justiça norte-americano reverteu a decisão do caso Roe vs Wade, de 1973, que legalizava o aborto em todo o país. Dos 9 juízes, a maioria conservadora de seis votou a favor, enquanto que os três liberais votaram contra.
Esta inversão voltará a permitir qualquer estado norte-americano a proibir o aborto, medida já implementada pelo Alabama, Arkansas, Kentucky, Louisiana, Missouri, Oklahoma, South Dakota e Utah, estando já prevista a proibição também no Idaho, Tennessee, Texas, Mississippi, North Dakota e Wyoming.
O Supremo Tribunal havia sido “remodelado” pelo ex-presidente Donald Trump, que nomeara três juízes conservadores e consolidara, assim, a maioria conservadora que não parece querer ficar-se pela supressão do direito ao aborto.
O presidente norte-americano Joe Biden reagiu entretanto, defendendo que “a única forma de restaurar o direito de escolha das mulheres é o Congresso restaurar as proteções de Roe vs Wade como lei federal”, apelando assim ao voto nos democratas nas eleições intercalares de Novembro, onde o Partido Republicano tentará a maioria nas duas câmaras.

Gustavo Petro eleito presidente da Colômbia
O candidato de esquerda é o primeiro a ser eleito em toda a história, derrotando o magnata Rodolfo Hernández na segunda volta com 50,88% dos votos.

Eleições à vista em Israel após demissão do primeiro-ministro
A cedência de Naftali Bennett à pressão resultará numa votação para dissolver o Parlamento e abre caminho ao quinto procedimento eleitoral em apenas três anos.

Negociações entre NATO, Suécia e Finlândia prosseguem para entrada na aliança militar
Apesar do diálogo entre NATO e Turquia não ter alterado a posição de Erdogan, as negociações continuarão nos próximos dias.

Rússia assume controlo de Severodonetsk
A cidade outrora albergava cerca de 100,000 habitantes, e foi tomada pelo exército russo após semanas de confrontos.

Rússia ameaça Lituânia após o país báltico bloquear a passagem de ferro e aço para Kaliningrado
O chefe do Conselho de Segurança russo alerta o povo lituano para consequências sérias após país juntar bloqueio de aço e ferro ao corte de importações de energia russa.

União Europeia compromete-se com auxílio de cerca de 600 milhões de euros para África, as Caraíbas e outras regiões no âmbito da crise alimentar provocada pelo conflito na Ucrânia.
O anúncio foi feito por Ursula von der Leyen em Bruxelas na última segunda-feira no âmbito da cimeira da União Europeia.

Agência Internacional da Energia alerta Europa para se preparar para o corte de gás russo
Estados-membros da UE já iniciaram a corrida ao abastecimento de postos de armazenamento, enquanto tentam reduzir a dependência de produtos russos.

Taiwan envia aviões para fazer frente a 29 aeronaves chinesas que entraram na sua zona de defesa aérea
Foi o terceiro maior número de jatos chineses a entrar na zona aérea de Taiwan desde o início do ano e ocorre menos de um mês após uma operação semelhante por parte
dos militares chineses.

Rússia promete mísseis nucleares à Bielorrússia
Os sistemas de mísseis têm um alcance de 500km, levando a inteligência ucraniana a afirmar que os russos pretendem incluir a Bielorrússia no conflito.

Membros da Commonwealth prestes a reunir no Ruanda
Chefes de Governo irão reunir-se em Kigali na próxima sexta-feira e procurarão resolver problemas associados às alterações climáticas e a crise de fome causada pela guerra na Ucrânia.


Faça o primeiro comentário a "20 – 26 de junho de 2022"

Comentar

O seu endereço de email não será publicado.


*