Eleições americanas em actualização
Após as eleições americanas que tiveram lugar a dia 3 de Novembro, ainda não há um resultado conclusivo, apesar de tudo indicar que Joe Biden será confirmado como vencedor, ascendendo ao cargo em Janeiro de 2021. O resultado frustrou novamente os analistas, que previam uma vitória por larga margem de Joe Biden, repetindo assim em larga medida os erros de 2016.
Esta eleição foi marcada por um elevado número de votos por correio, o que acabou por influenciar o resultado e o decorrer da contagem, visto que estes seriam maioritariamente de eleitores democratas. Durante a noite da eleição, os dados indicavam que Trump seria o vencedor.
Mesmo com a contagem virtualmente concluída, esta eleição promete uma batalha prolongada nos tribunais, com o actual presidente Donald Trump a recusar-se a assumir a derrota, embora a prática de requerer recontagens seja habitual. O que fugirá à norma serão as alegações de fraude eleitoral, que para já não parecem revestir-se de peso no processo, dadas as fracas evidências de que as mesmas tenham ocorrido.
A situação na Etiópia agrava
Nos ultimos meses, a situação na Etiópia tem vindo a estar debaixo de foco, com a última semana a ver a Frente Popular de Libertação de Tigray a declarar que o acto do governo etíope não liberar o subsídio orçamental da região como equivalente a uma declaração de guerra. Estas tensões, que têm vindo a ser agravadas pelos efeitos da Covid-19 no processo eleitoral, ameaçam agora provocar uma rotura na unidade territorial da Etiópia, com a possibilidade de uma guerra civil no horizonte.
Actualização da Revista
Durante o mês de Novembro, o número de artigos que iremos publicar será reduzido, cingindo-se ao relatório semanal que será mantido no horário habitual. Após a reestruturação da equipa que está actualmente em curso, voltaremos com a mesma programação de sempre e ainda mais novidades.
Faça o primeiro comentário a "O Mundo de 2 a 8 de Novembro"