COVID Update
Um pouco por todo o mundo, a pandemia está a passar por um ressurgimento. As medidas pesadas de quarentena que foram colocadas em prática na primeira metade de 2020 são actualmente vistas como excessivas, e os discursos políticos estão condicionados pela constatação de que não será economicamente viável retomar as restrições. Alguns relatos afirmam que em 2020 haverá um pico de mortes devido à fome, sobretudo tendo em conta as disrupções na distribuição resultantes das medidas restritivas face à pandemia, em oposição a uma real escassez.
Tendo isto em conta, a Europa encontra-se no presente de caras com uma segunda vaga, com números a disparar rapidamente, inclusive em regiões previamente afectadas pelo maior número de casos. Alguns países preparam medidas restritivas mais cirúrgicas, que possam conter a difusão da pandemia prejudicando ao mínimo a actividade económica.
No caso americano, o cenário que se monta é o de uma terceira vaga, dado ter havido um pico durante o Verão quando a pandemia estava relativamente controlada noutros locais. A par destes novos dados, algumas estatísticas demonstram que a mortalidade, apesar do aumento de casos, não subiu de acordo com a vaga inicial. Uma hipótese apresentada para tal, será o facto de a idade mediana dos infectados estar a reduzir drasticamente, dado a proporção de infecções estar a incidir em faixas etárias mais jovens, menos propensas aos piores efeitos da doença.
Protestos na Tailândia
Em desenvolvimento na Tailândia está uma situação de protestos em massa na capital, que têm vindo a aumentar nos ultimos dias e levando o governo a declarar o estado de emergência. Os protestos são dirigidos ao governo em funções, que resultou de um golpe militar em 2014, mas também a monarquia está debaixo de fogo – de notar que tal acto é proibido por lei.
Outras Notícias
- Jacinda Ardern será reconduzida como Primeira Ministra da Nova Zelândia após uma vitória histórica
- A Turquia alegadamente mobilizou 70 tanques e artilharia para a província Síria de Idlib
- O Presidente da Ucrânia Volodymyr Zelenskiy esteve na Turquia em visita oficial, bem como os ministros da defesa, negócios estrangeiros, e de desenvolvimento económico, comércio e agricultura, e também representantes da marinha e de empresas de indústria militar
- O ministro russo dos negócios estrangeiros Sergei Lavrov declarou o apoio do Kremlin às alterações constitucionais de Lukashenko, na Bielorússia
- O Ministério dos Negócios Estrangeiros do Paquistão convocou um diplomata indiano sobre disparos que alegadamente vitimaram dois civis. A Índia afirma ter sido uma resposta a agressão paquistanesa.
- Tóquio reforça os subsídios para que as empresas movam a sua base para fora da China
- Kim Jong Un realizou um discurso emocionado, lamentando o seu falhanço em melhorar o nível de vida da população, num acto que está a deixar os analistas confusos sobre a situação da Coreia do Norte
Faça o primeiro comentário a "O Mundo de 12 a 18 de Outubro"