O Mundo de 5 a 11 de Outubro

Quirguistão em sobressalto

Após protestos violentos na capital Bishkek que resultaram em 1 morto e 590 feridos, os resultados eleitorais no Quirguistão foram anulados.

Como resultado dos confrontos, o presidente que ainda permanece em funções Sooronbai Jeenbekov declarou o estado de emergência na capital até dia 21 de Outubro, ordenando as forças armadas que se organizassem para combater a instabilidade. O primeiro ministro Kubatbek Boronov demitiu-se na passada Terça-feira, após os resultados eleitorais terem sido declarado inválidos, mas os manifestantes reclamam a demissão do presidente.

O ex-presidente Almazbek Atambayev, que em Junho foi condenado a mais de 11 anos de prisão por corrupção, foi libertado esta semana pelos manifestantes, sendo alegadamente alvo de uma tentativa de assassinato em Bishkek.

Estes desenvolvimentos estão a ser observados pela Rússia, que detém bastante influência na região, sem ainda assim se ter envolvido.

Desenvolvimentos em Nagorno-Karabakh

O conflito em Nagorno-Karabakh parece não abrandar. Segundo o presidente arménio Nikol Pashinyan, a Rússia terá um acordo onde uma ameaça à segurança territorial da Arménia é tratada como uma ameaça à Rússia, embora esta última esteja relutante em envolver-se no conflito.

Por outro lado, o ministro dos negócios estrangeiros da Turquia, Mevlüt Çavuşoğlu, declarou o seu apoio ao Azerbaijão no conflito, embora a situação esteja a chegar a um ponto alarmante para o Irão, que vê no conflito elevadas probabilidades de danos colaterais. O presidente iraniano Hassan Rouhani reuniu-se com o presidente do Azerbaijão Ilham Aliyev, tendo trazido estas preocupações à discussão.

Recentemente, também o Canada suspendeu a venda de armamento à Turquia, após relatos de que este estaria a ser utilizado pelo Azerbaijão.

Outras Notícias

Faça o primeiro comentário a "O Mundo de 5 a 11 de Outubro"

Comentar

O seu endereço de email não será publicado.


*