O Mundo a 28 de Setembro – 4 de Outubro

Nagorno-Karabakh e o conflito Arménia-Azerbaijão

Desenvolvimentos na região de Nagorno-Karabakh, onde os confrontos já se fizeram notar em Julho, resultando em 16 mortos, ameaçam romper com a estabilidade da região. Após semanas em que o conflito ameaçava reacender, Arménia e Azerbaijão declararam lei marcial e mobilizaram tropas para a região, onde a escalada acabou por se materializar em confrontos abertos.

O Ministério da Defesa do Azerbaijão afirmou ter assegurado posições estratégicas, acusando a Arménia de lançar ataques de artilharia. A Arménia, por sua vez, afirma ter ocorrido um ataque por parte do Azerbaijão à cidade de Stepanakert. O Conselho de Segurança da ONU terá organizado consultas à porta fechada no sentido de discutir a situação, com a Rússia a apelar ao cessarfogo e a disponibilizar-se para mediação.

Para complicar a situação, o embaixador da Arménia na Rússia afirmou estarem presentes 4.000 mercenários oriundos da Síria, com a ajuda da Turquia, para combater do lado do Azerbaijão. Não se sabendo a veracidade destes números, relatos noutras fontes de media afirmam ter havido baixas entre mercenários sírios, que estarão ao serviço de empresas de segurança turcas. Além disso, existem acusações de que o Irão estará a transportar armamento para apoiar a Arménia, algo que o Irão nega.

Donald Trump contrai Covid-19

O Presidente dos EUA, Donald Trump, testou positivo à Covid-19, o que terá tido origem na sua acessora Hope Hicks. Vários elementos próximos do Presidente terão tido testes positivos como resultado, e este estará a ser seguido de perto em ambiente hospitalar. Este desenvolvimento levanta questões sobre como poderá influir no resultado eleitoral, sendo que não é certa a gravidade da infecção.

Outras Notícias

Faça o primeiro comentário a "O Mundo a 28 de Setembro – 4 de Outubro"

Comentar

O seu endereço de email não será publicado.


*