O Mundo de 14 a 20 de Setembro

Relações China-EUA e a OMC

Num contexto em que os níveis de investimento EUA-China estão no seu nível mais baixo dos últimos 9 anos, o Departamento do Comércio dos EUA decretou a proibição da realização de transacções no WeChat e TikTok, alegadamente com motivações de segurança nacional. Este anúncio chega depois de nas últimas semanas estas aplicações terem estado debaixo de escrutínio, devido a preocupações de que poderiam ser instrumentalizadas pelo governo chinês. O Tik Tok em particular está em foco esta semana, tendo sido anunciado um acordo para a venda de 20% da empresa à Oracle, em que a mesma passa a deter o controlo das bases de dados mas não há transferência de tecnologia.

Também esta semana, a OMC declarou que as tarifas aplicadas pelos EUA à China eram inconsistentes com os artigos I e II do GATT. Não se espera que o impacto desta declaração seja significativo, o que poderá resultar numa maior erosão da actividade da OMC, visto que a mesma apenas funciona na base do consentimento, como é o caso do direito internacional de forma mais abrangente.

Paralelamente, a venda de armas por parte dos EUA a Taiwan está a causar desconforto na RPC, algo que a mesma está a responder com uma escalada na frequência e no número de aviões militares que atravessam a linha média do estreito de Taiwan.

Bielorússia

Após uma declaração por parte do Ministério da Defesa da Bielorússia, na qual o mesmo afirmou estar pronto para responder a ameaças e agressão, acusando a Polónia, a Lituânia e a UE de contribuir para a escalada de tensões dentro do país, as fronteiras ocidentais foram fechadas e o exército colocado em alerta no passado dia 18.

Estes desenvolvimentos vêm no seguimento de uma visita a Sochi por Lukashenko, onde se reuniu com Vladimir Putin, anunciando a concessão de crédito no valor de 1,5 mil milhões de dólares. A NATO tambem estará a levar a cabo exercícios militares anuais na Lituânia, até 25 de Setembro.

Outras Notícias

Faça o primeiro comentário a "O Mundo de 14 a 20 de Setembro"

Comentar

O seu endereço de email não será publicado.


*